sábado, 13 de junho de 2015

10 dicas de como ficar desocupado

Todo mundo quer ter mais tempo para si. Seguem algumas dicas de como ganhar tempo.

ANALISE SUAS PRIORIDADES
Dificil encontrar alguém que não diga "eu não tenho tempo para isso" Na verdade, ela tem tempo, mas prioriza outra coisa (analizando as consequencias). Por exemplo: se a pessoa diz que não tem tempo para se exercitar porque está dando hora extra no trabalho, é porque ela dá prioridade ao trabalho, que vai pagar suas dívidas,  que adquiriu por trocar de carro. Logo, andar de carro novo é mais importante que estar em forma e saudavel! Meio exagerada minha história,  mas se você listar suas prioridades de vida, vai encontrar tempo para o que é mais importante.

ESCOLHA ESTAR DESOCUPADO
Pode parecer loucura, mas quando você analisa suas prioridades de vida e percebe o que não precisa trabalhar tanto, que viver com menos coisas, menos preocupações, menos dinheiro, pode lhe proporcionar mais tempo, mais proximidade com os filhos, mais prazer.

TENHA MENOS COISAS
Quanto menos coisas você tem, menos tempo leva para limpar, cuidar, manter.
Exemplo 1: Tendo menos móveis,  a limpeza da sua casa será mais rápida,  você gastará menos e terá mais tempo
Exemplo 2: Não tendo carro, você não terá que conserva-lo, e deixará de gastar pelo menos 6000 reais ano de seguro, manutenção,  impostos (fora combustível,  pedagio,  estacionamentos, isso se não amassar, arranhar) Mas sei que as vezes ter ou nao ter um carro não é uma escolha.  

NÃO ENALTEÇA O "ESTAR OCUPADO"
Conheço vaaaarias pessoas que enchem a boca para dizer que estão cansadas porque deram plantão o fim de semana todo. E sinto um ar de orgulho e até competição por trás desse cansaço.  Eles precisam para sustentar seus padrões de vida.  Estar ocupado é ótimo,  nos faz sentir úteis,  mas ainda prefiro ter um tempinho para mim.

SEPARE TEMPO PARA NADA
Se você realmente não consegue ainda se desocupar o quanto deseja, separe um tempo para fazer nada. Nem que seja um turno no fim de semana. Nada mesmo. Nem visitas a parentes,  nem aniversário de amigos, nem fazer mercado. Nadinha! E se comprometa com esse horário especial.

APRENDA A DIZER NÃO
Essa é uma tarefa difícil,  especialmente quando rola uma "obrigacao" social. Eu sou adepta à idéia de que vice tem que fazer seu marketing pessoal, e isso inclui happy hours, festinhas, tarefas que você não necessariamente precisa fazer... Quem não é visto não é lembrado. Mas as vezes seu íntimo gostaria de dizer não.
Esse é um ponto bem pessoal. Algumas pessoas são mais antissociais mesmo. Elas também estão na sua razão.

DELEGUE FUNÇÕES
Muitas vezes queremos fazer tudo, mas ficamos sobrecarregados. É inteligente também saber delegar funções,  seja em casa ou no trabalho.

SIMPLIFIQUE SEU GUARDA ROUPAS
Com um guarda roupas simples, com peças que você ama, coordenáveis entre si, bem organizado, tudo fica mais fácil.  É se você ainda tem que lavar e passar, o ideal é que sejam tecidos faceis, sem muitas lantejoulas, que não desbote,  soltem cor, grudem fiapos. Tudo isso dificulta.
                         
NAO PASSE NEM DOBRE ROUPAS
Essa é polemica. Vi a dica num site americano, não lembro qual. A mulher simplificou o guarda roupas dos filhos (vários,  por sinal). Ela lavava e simplismente jogava as roupas nos cestos de cada um, sem passar mesmo. Como eram menos roupas e com tecidos pouco amassáveis,  ela disse que economizava vaaaarias horas por semana. Achei interessantíssimo,  mas ainda não é para mim.

SIMPLIFIQUE SEU CARDÁPIO
Há os que cozinhem por hobby e curtem passar horas cozinhando um molho de tomate (essa não sou eu!) Mas se você gosta de praticidade, cozinhe porções grandes e congele. Eu não vário muito o cardápio é sou feliz. Sempre como salada, uma proteína e um pequeno complemento, geralmente único,  como um pouco de feijão ou arroz ou purê. Sempre assim. Nem me esforço para criar nada.

E você tem alguma dica?


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