sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como se organizar a partir do caos em 6 passos

As vezes tudo está tão caótico,  que nos falta força para começar. As roupas limpas quase se confundem com as sujas, as louças abarrotam a pia, nos cantos e gavetas encontram-se papéis,  pilhas,  cabos, copos sujos, e procurar o controle remoto é uma jornada. A bagunça tira nossa criatividade, concentração,  ânimo. Cansou disso? Respire fundo e diga que hoje dará seu primeiro passo rumo a organização!


1) SE ARRUME
Mas com tanta coisa para fazer, isso é mesmo necessário? Acredite que sim. Ao se preparar para a tarefa que virá,  você terá mais animo e senso de responsabilidade. Tome banho, vista uma roupa confortável,  mas decente, arrume os cabelos.

2) LAVE A LOUÇA
Como observado no método Flylady  , ao lavar a louça e deixar a pia brilhando, terás a sensação de dever cumprido que há tanto tempo não tinha. Isso lhe dará animo para o que virá pela frente.

3) ORGANIZE AS ROUPAS ESPALHADAS
Primeiramente saia pela casa e junte tudo que lhe parece sujo, se estiver na duvida, pegue para lavar. Sabe aquele cantinho de roupas que talvez use novamente? Pegue todas. Toalhas sujas, panos de prato, mantas também.
As roupas limpas também deverão ser reunidas para serem guardadas e/ou passadas.
Esse monte de roupas não deve ser atacado hoje. Garantirão trabalho para os próximos dias.

4) LIVRE-SE RAPIDAMENTE DA BAGUNÇA VISÍVEL
Pegue um cronômetro e marque 15 minutos. Agora imagine que alguém que você nao quer que veja a sua bagunça vai chegar na sua casa (seu artista predileto, seu chefe, seu/sua ex namorado (a), um inimigo kkkkk)
Nesses 15 minutos arrume tudo, jogue papéis no lixo, arrume a cama, pegue coisas espalhadas no chão,  guarde coisas no armário. Quando o despertador tocar, acabou!

5) PLANEJE
Agora pegue um papel e faça um pequeno planejamento para os próximos dias. Pode ser uma rotina para a manhã e uma para a noite. Por exemplo:

Manhã:
  • Arrumar a cama
  • destralhar em 15 minutos
  • regar as plantas
  • tomar café
  • me arrumar e sair
Noite:
  • Jantar
  • lavar os pratos
Tente não fazer uma rotina complicada, o importante é cumprir o estabelecido todos os dias.

6) DESTRALHANDO
Para que o caos não volte é importante se livrar dos excessos. Você realmente precisa de 20 frascos de shampoo? 200 potes de sorvete vazios? Precisa de material de artesanato se você não faz artesanato? Livros que não lê? CDs quando só ouve MP3? Roupas e sapatos que não usa? 
Doe, jogue fora. O que melhor funcionou comigo foi atacar uma áreas por semana, sem pressa. Por exemplo, passar a semana destralhando e planejando a cozinha.

Seguindo esses passos, certamente é o início do sucesso. Não deixe de pesquisar blogs de organização. Eles vão lhe ajudar muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário